Terceira e última noite do 5° Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis destaca oportunidades da Reforma Tributária no comércio, indústria, agronegócio e serviços
Data de Publicação: 15 de maio de 2025
Crédito da Matéria: Graziella Itamaro
A última noite do 5° Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), por meio da Comissão de Relacionamento do CRCSC com as Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina, encerrou nesta quarta-feira (14/05) com um debate sobre os impactos e oportunidades da Reforma Tributária no comércio, indústria, agronegócio e serviços. Realizado de forma on-line com transmissão ao vivo pelo canal oficial do CRCSC no YouTube, o evento reuniu estudantes, professores e profissionais da contabilidade de diversas partes do país.
A programação da noite teve início com a apresentação de trabalhos científicos de estudantes de diferentes instituições de ensino superior de Santa Catarina. Os artigos, previamente avaliados por uma banca, abordaram temas atuais e relevantes para a contabilidade, com destaque para a Reforma Tributária.
A abertura ficou por conta da professora Dalci Mendes de Almeida, representante da Comissão de Relacionamento com as IES.
O ponto alto da noite foi a mesa-redonda “Oportunidades nos Negócios da Reforma Tributária”, moderada por Justine Maria Arruda de Souza Neto, também da Comissão de Relacionamento com as IES. Na oportunidade, os especialistas convidados trouxeram diferentes perspectivas sobre a Reforma tributária.
Elcio Ghioto, advogado e empresário, abordou os efeitos da reforma nos setores do agronegócio e da indústria. Para ele, “a reforma não é uma mudança de tributos, mas uma mudança de negócios e mercado”. Ghioto alertou para a necessidade de analisar os impactos na precificação, e ressaltou que o setor agrícola precisa ser desonerado por questões relacionadas à alimentação. “Vamos conviver muito tempo com as regras de hoje, por isso é importante entender a reforma com a visão do que já existe”, destacou.
Rodrigo Schwartz, advogado e mestre em direito tributário, trouxe uma visão focada no comércio. Ele ressaltou que a reforma foi construída sob os princípios da simplicidade, isonomia, neutralidade, transparência e arrecadação. “É a reforma dos negócios, uma reforma de mentalidade”, afirmou Schwartz, que enfatizou que muitos modelos empresariais precisarão ser revistos para se adequarem à nova realidade.
Norma Martins, advogada e fundadora do Movimento Tributaristas do Sul, reforçou a necessidade de ação prática diante das mudanças. “O conhecimento sem ação não adianta”, declarou. Segundo ela, a reforma vai muito além de ajustes técnicos, representando uma oportunidade de reorganizar os negócios com consciência estratégica. “Precisamos ter consciência do que faremos com esse conhecimento e como vamos materializar”, completou.
A moderadora Justine completou o debate reforçando sobre a importância da educação fiscal e da participação dos cidadãos, citando o hábito de pedir nota fiscal como um exemplo de autofiscalização e engajamento social.
O encerramento foi conduzido pela presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, que celebrou o sucesso do evento. Ela destacou a importância do engajamento dos estudantes e o trabalho coletivo da Comissão de Relacionamento com as IES. “Esse evento foi construído por muitas mãos. Mas faço um agradecimento especial a toda de Relacionamento com as IES. Mas principalmente graças à participação dos estudantes tivemos um grande sucesso e os números falam por si”, concluiu a presidente.
Consolidado como o maior evento estudantil da área contábil em Santa Catarina, o Seminário cumpriu, mais uma vez, seu papel de integrar o meio acadêmico ao mercado, promovendo importantes debates para a formação dos futuros profissionais da contabilidade.
O evento fechou com a divulgação dos trabalhos premiados. Confira a seguir:
1º lugar: CONTROLES GERENCIAIS E SEU USO (NÃO USO) POR CONTADORES PÚBLICOS DE CÂMARAS DE VEREADORES DO ESTADO DE SANTA CATARINA
AUTORES: Iolanda Aparecida Ribeiro Estevão, Mara Vogt, Tainara Paula Klein
UNOCHAPECÓ
2º lugar: HABILIDADES TÉCNICAS E COMPORTAMENTAIS DOS FUTUROS CONTADORES
AUTORES: Júlia Bortoluzzi, Fernando Richartz
UFSC
3º lugar: A INFLUÊNCIA DO TAMANHO DA EMPRESA NA PONTUAÇÃO ESG
AUTORES: Mikhaela Nogueira, Gilvane Scheren
UNOESC
